Comparando o cristianismo e hinduísmo

[catholiceducation]

Peter Kreeft

Kreeft apresenta as principais diferenças teológicas e práticas, bem como os elementos importantes comum, entre o cristianismo eo hinduísmo.

Peter Kreeft

Existem dois tipos básicos de religiões no mundo: oriental e ocidental.

As principais diferenças entre o hinduísmo eo cristianismo são típicas das diferenças entre as religiões orientais e ocidentais em geral. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Hinduísmo é panteísta, não teísta. A doutrina de que Deus criou o mundo a partir do nada, em vez de emanados para fora de Sua própria substância ou simplesmente moldar alguns materiais pré-existentes é uma idéia que simplesmente nunca ocorreu a ninguém, mas os judeus e aqueles que aprenderam a partir deles. Todo mundo quer o pensamento dos deuses, como parte do mundo (paganismo) ou o mundo como parte de Deus (panteísmo).
  2. Se Deus está em tudo, Deus é tanto o bem eo mal. Mas então não há moralidade absoluta, nenhuma lei divina, nenhuma vontade divina discriminando o bem eo mal. No hinduísmo, a moralidade é prática; eo seu fim é purificar a alma de desejos para que possa alcançar a consciência mística. Mais uma vez, os judeus são únicos na identificação da fonte de moralidade com o objeto da religião. Todo mundo tem dois sentidos inatos: o sentido religioso para adorar, e do sentido moral da consciência, mas apenas o Deus judeu é o foco de ambos. Só o Deus da Bíblia é absolutamente justo.
  3. Religiões orientais vir do setor privado experiências místicas; religiões ocidentais vêm de revelações públicas registradas em um livro e resumidos em um credo. No Oriente, a experiência humana valida as Escrituras; na, a Escritura Oeste experiência juízes.
  4. Religiões orientais são esotéricos, compreensível apenas a partir de dentro pelos poucos que compartilham a experiência. Religiões ocidentais são exotérica, pública, democrática, aberta a todos. No hinduísmo, existem muitos níveis de verdade: o politeísmo, vacas sagradas e reencarnação para as massas; monoteísmo (ou monismo) para os místicos, que declarar a uma alma individual com Brahman (Deus) e além de reencarnação (“Brahman é o reincarnator só” ). A verdade é relativa ao nível de experiência.
  5. Individualidade é uma ilusão de acordo com o misticismo oriental. Não que nós não somos reais, mas que não são distintas de Deus ou outro. Cristianismo lhe diz para amar o próximo; Hinduísmo diz que você são os seus vizinhos. A palavra pronunciada pelo próprio Deus como Seu próprio nome essencial, a palavra “eu”, é a máxima ilusão, não a realidade última, de acordo com o Oriente. Não há ego separado. Tudo é um.
  6. Uma vez que a individualidade é uma ilusão, por isso é livre arbítrio. Se o livre-arbítrio é uma ilusão, por isso é pecado. E se o pecado é uma ilusão, por isso é o inferno. Talvez a mais forte atração das religiões orientais está na sua negação da culpa do pecado e do inferno.
  7. Assim, os dois pontos essenciais do cristianismo – pecado e salvação – são ambos ausentes no Oriente. Se não há pecado, a salvação não é necessário, apenas a iluminação. Não precisamos nascer de novo, mas sim, devemos simplesmente acordar para a nossa divindade inata. Se eu sou parte de Deus. Eu nunca realmente pode ser alienado de Deus pelo pecado.
  8. Corpo, a matéria da história, eo próprio tempo não são de forma independente real, de acordo com o hinduísmo. Experiência mística levanta o espírito do tempo e do mundo. Em contraste, o Judaísmo eo Cristianismo são, essencialmente, notícias, eventos no tempo: a criação, providência, profetas, o Messias, a encarnação, morte e, ressurreição, ascensão, segunda vinda. Encarnação e Novo Nascimento são dramaticamente a eternidade tempo de entrar. Religiões orientais não são dramáticas.
  9. A última palavra ideal hindu não é a santidade, mas misticismo. Santidade é fundamentalmente uma questão de vontade: a vontade de Deus dispostos a, amando a Deus e ao próximo. Misticismo é fundamentalmente uma questão de inteligência, intuição, consciência. Isso se encaixa a imagem do Leste de Deus como consciência – não, não legislador.

Quando CS Lewis foi convertido do ateísmo, ele comprou em torno de supermercado religioso do mundo e estreitou sua escolha até o hinduísmo ou o cristianismo. As religiões são como sopas, disse ele. Alguns, como consomê, são finas e claras (Unitarismo, confucionismo, judaísmo moderno), outros, como o minestrone, são grossos e escuros (paganismo, “religiões de mistério”). Somente o hinduísmo eo cristianismo são “finas” (filosófica) e “grosso” (sacramental e misterioso). Mas o hinduísmo é realmente duas religiões: “grosso” para as massas, “fino” para os sábios. Somente o Cristianismo é ao mesmo tempo.

O hinduísmo afirma que todas as outras religiões são yogas: caminhos, feitos, caminhos. O cristianismo é uma forma de bhakti-yoga (yoga para tipos emocionais e amantes). Há também Jnana Yoga (yoga para os intelectuais), raja yoga (yoga para experimentadores), karma yoga (yoga para os trabalhadores, as pessoas prático) e hatha yoga (a preliminar física para os outros quatro). Para os hindus, as religiões são caminhos humanos até a montanha divina para a iluminação – a religião é relativo à necessidade humana, não há “um caminho” ou verdade objetiva única.

Há, no entanto, uma verdade universal subjetivo sobre a natureza humana: tem “quatro quer”: o prazer, o poder de altruísmo, e iluminação. O Hinduísmo encoraja-nos a experimentar todos os quatro caminhos, confiantes de que apenas o quarto traz satisfação. Se há reencarnação, e se não há inferno, hindus pode dar ao luxo de ser paciente e aprender o caminho longo, duro: pela experiência e não por fé e revelação.

Hindus são difíceis de diálogo com os muçulmanos para a razão oposta são: os muçulmanos são muito intolerantes, os hindus são muito tolerantes. Nada é falso, tudo é verdadeiro em uma maneira.

A cúpula do hinduísmo é a experiência mística, chamada mukti, ou moksha: “libertação” da ilusão da finitude, percepção de que tat tvam asi, “Tu és Isso (Brahman].” No centro do seu ser não é ego individual, mas Atman, auto universal, que é idêntico a Brahman, o Todo.

Isso soa como a coisa mais absurda e blasfema pode-se dizer: que eu sou Deus. Mas não é que eu, John Smith, sou Deus Pai Todo-Poderoso. Atman não é ego e Brahman não é Deus, o Pai. O hinduísmo não identifica o self imanente humano com o divino, mas transcendente auto a auto-transcendente humano com a auto-imanente divino. Não é o cristianismo. Mas também não é idiotice.

Martin Buber, em “Eu e Tu”, sugere que o misticismo hindu é a profunda experiência da “unidade pré-biográfico original” do eu, sob todas as formas e conteúdos trazidos a ela pela experiência, mas confundida com Deus. Mesmo Aristóteles disse que “a alma é, de certa forma, todas as coisas.” Hinduísmo interpreta este “caminho” como identidade, ou a inclusão, em vez de saber: ser substancialmente todas as coisas ao invés de mentalmente. A alma é um espelho para o mundo inteiro.

XXX

O AUTOR

Peter Kreeft tem escrito extensivamente ( mais de 25 livros ) nas áreas de apologética cristã. Link para todos os livros de Peter Kreeft é aqui .

Peter Kreeft leciona no Boston College, em Boston Massachusetts. Ele está no Conselho Consultivo do Centro do Educador Católica de Recursos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Religião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s